Alguns de nossos clientes indagaram, com razão, o motivo do aumento maior de preço do segundo volume de The Hellbound. Visando manter nossa transparência com vocês, decidimos explicar em detalhes e esclarecer o valor e detalhes.
Precisamos começar apontando que o reajuste de The Hellbound acaba se destacando pois está sendo lançado um ano depois, após acumular todos os aumentos de insumos que tivemos este ano, além de ter um trabalho de manuseio manual que encarece ainda mais o custo unitário. Trata-se de uma obra com acabamento ímpar (papel de qualidade, alta gramatura, capa diferenciada em duas camadas, pôsteres internos), impresso com um dos papéis que mais sofreram com o reajuste este ano [1]. Esse formato segue o coreano e é algo imposto na licença, sendo impossível “cortar” alguma coisa para aliviar o custo final. É mesmo um volume mais caro de acabamento diferenciado.
Outro detalhe importante de salientar é o motivo de estar sendo publicado um ano depois. Como vocês devem lembrar, o papel Couché ficou em falta no mercado durante um bom tempo[2]. Por conta disso, não houve lançamentos com esse papel, com exceção de A Voz do Silêncio e Hyperventilation que já tínhamos comprado o papel no ano passado e estava reservado para esses volumes. Nossos pedidos de Couché só chegaram na metade do ano, graças a isso foi possível publicar On or Off, Solo Leveling e algumas reimpressões. O próximo lote chegou em meados de agosto, e demos andamento a Rei de Lata, Lebre e Coelho e agora The Hellbound. A falta desse insumo e prazos longos de entrega continuam acontecendo e a editora está tentando dosar os lançamentos conforme há estoque. Isso são coisas que comentamos repetidamente em nossas plataformas ao longo do ano.
Vale ressaltar também que o preço está sendo informado com mais de 40 dias de antecedência do lançamento. Esse é o prazo possível no momento, pois esses aumentos estão acontecendo mensalmente e os próprios orçamentos das gráficas estão aumentando sem aviso prévio de um mês ao outro. Nesta realidade de instabilidade é impossível prever aumentos e tivemos casos de papéis alterando o preço em mais de 35%.
Os clientes que adquirirem as pré-vendas na Amazon com pagamento em cartão só serão cobrados no dia do envio pela empresa e os que preferem comprar em boleto podem garantir o seu sem nenhum prejuízo nenhum nos últimos dias da venda, pois não existe esgotamento na pré-venda!
A NewPOP está sempre buscando o melhor custo-benefício para seus clientes, com propostas de preço justo e condizente com o mercado. Precisamos lembrar que esses lançamentos existem dentro da realidade do mercado, dos valores de inflação, custos de dólar e preços dos insumos, o valor final reflete tudo isso e é inescapável, tanto para os clientes quanto para a editora. Sempre fazemos todo o possível para conseguir as melhores ofertas e até absorvemos vários aumentos e diminuímos nossa porcentagem de lucro final para tentar segurar os preços. Contudo, nenhuma quantidade de esforço será capaz de apagar os aumentos repetidos de até 35% no valor somente do papel, sem contar ainda aumentos nos custos de material das capas, tintas, entre outros. E a única opção da editora é repassar parte desses custos.
Claro que reconhecemos que a situação pode causar impedimentos para uma parcela dos clientes, e é pensando nisso que conseguimos 25% de desconto para os lançamentos de Novembro e que mantemos nossos estoques sempre disponíveis, de forma que o consumidor tenha flexibilidade para pode comprar em seu tempo.
Esperamos ter esclarecido melhor a situação e, como sempre, estamos disponíveis para tirar dúvidas em todas nossas redes socias! 😉