Blog
Classificação Indicativa: Como funciona!

Algumas pessoas nos marcaram perguntando como funciona a Classificação Indicativa e o que define de algo será 14 ou 16 anos, por exemplo. Pois bem, viemos aqui para esclarecer como funciona!

Existe no Brasil o que chamamos de Classificação Indicativa, algo regulamentado por lei e que o Governo libera guias com instruções de como se deve classificar de acordo com alguns temas, especialmente as questões de Sexo, Violência e Drogas. E é nisso que a editora se baseia para fazer as classificações.

“Força, Nakamura!!”, por exemplo, é um ótimo caso para explicarmos como funciona. De fato, a história é superleve e até daria para ser leitura livre para todas as idades, só que há algumas situações complicadas super pontuais. No volume 1, uma delas é o Nakamura fantasiando seu crush sendo “atacado” por um polvo de forma bem insinuante; já no volume 2, ele rouba roupas íntimas para “cheirar”. Em ambos os momentos, ainda há o agravante de estar sendo feito contra menores. Por mais que isso possam ser coisas banalizadas nos animes e mangás e aconteçam pontualmente, continua sendo tipos de assédio e sexualização de menores, o que justifica a indicação de 16 anos.

Em outros momentos, a Classificação Indicativa pode ser feita também considerando a obra como um todo, logo algo que vá acontecer nos volumes seguintes da obra afeta a classificação de todos eles. Isso é feito para evitar situações em que o leitor menor de idade seja impedido de finalizar sua leitura por conta de como a história se desenrola ou que venha a causar enganos para pais ou responsáveis.

Como as leis e regulamentações são diferentes no Brasil e no Japão, é comum que algo infantil lá saia aqui como +16. Um desses temas sensíveis é o suicídio: qualquer série com cena de suicídio, tentativa ou expressão do desejo de se matar é automaticamente 16 anos. Já violência “normal” é 12 anos e erotismo 14 anos, são pesos diferentes definidos pela ClassInd.

A NewPOP faz seu melhor para definir responsavelmente a classificação indicativa de suas obras com base nos guias oficiais e leis brasileiras. Com esse mesmo intuito, passamos a alertar no começo das obras possíveis gatilhos e temas sensíveis para as com temas mais complicados. Esse é o nosso compromisso com vocês.

Esperamos ter ajudado a entender um pouco como funciona esse sistema!
Equipe NewPOP

Mangás Relacionados